LGPD e ESG: sua empresa está preparada?

Você sabia que a LGDP poderá afetar a sua empresa a partir do dia 1º de agosto?

Essa é a data que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entrará em vigor de forma oficial, ou seja, com penalidades formais. Há diversas sanções previstas para as organizações que não estiverem de acordo com as suas cláusulas e condições, e muitas já sofreram algum tipo de ação jurídica por vazamento de dados.
Isso aumentou a busca por profissionais aptos a revisar a estrutura corporativa, adaptá-la e, assim, preparar as empresas para lidar com esse grande desafio de forma coordenada.

Diante desse cenário e da nova realidade que a implementação da lei trará à rotina das empresas, ampliei os meus serviços de consultoria nessa área.

Desde 2019, quando a lei foi editada, venho ajudando meus clientes nesse processo, conduzindo as diretrizes da LGPD na Indústria 4.0, área da minha especialidade.

Estamos falando de uma demanda de mercado e também de uma das minhas principais linhas de atuação na carreira, como Auditor Líder em Sistemas de Gestão baseados nas Normas NBR ISO 27001:2013 e NBR ISO 27701:2017 (Segurança da Informação e Privacidade da Informação).
Tanto as empresas digitais como as tradicionais devem estar atentas à nova legislação.

Você já imaginou ter um ‘selo de qualidade’ ESG e aumentar o valor de mercado da sua empresa?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (em português: Ambiental, Social e Governança), outro tema em grande ascensão entre empresas brasileiras, inclusive por sua visibilidade no mercado de capitais.

O assunto é bastante enfatizado por empresas do setor de investimentos, que usam esse parâmetro para apresentar aos acionistas como as empresas que representam estão se comportando (com as suas Partes Interessadas) em questões relacionadas ao Meio Ambiente, Governança e Segurança & Saúde.

Manter uma boa imagem junto ao mercado deve ser premissa de todas as empresas que desejam aumentar ou manter um bom nível de competitividade. Nesse contexto, estar alinhado com as questões socioambientais – e, inclusive, sobre os temas relativos às mudanças climáticas – como parte estratégica do negócio é altamente positivo para as empresas. Essa é a segunda linha de atuação que venho trabalhando durante este ano, oferecendo as minhas consultorias e auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e de Segurança & Saúde.

Sua empresa está preparada para se adaptar aos novos cenários?

Fico à disposição para prestar consultoria especializada na área de LGPD. O trabalho é feito em três etapas: Análise de Lacunas (Gap Analyses), definição e apresentação do plano que vai adequar a estrutura da sua organização aos itens previstos na lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *