Estrutura de Alto Nível: vantagens e desafios de implementação

Notebooks e pessoas em reunião

Até 2015, as normas de Sistemas de Gestão da ISO (International Organization for Standardization) possuíam estruturas diferentes, gerando enormes dificuldades na implementação de sistemas nas organizações, quando essas possuíam mais de um Sistema de Gestão, tais como: Qualidade, Meio Ambiente e Segurança & Saúde.

A Estrutura de Alto Nível (Anexo SL) apresentada abaixo, incluída em todas as normas a partir de 2015, tornou o processo de integralizar os sistemas bem mais prático, mantendo a mesma estrutura para todas as normas:

Estrutura de Alto Nível

Mesmo partindo de um núcleo comum padronizado para novos e futuros Sistemas de Gestão, é importante ressaltar que as características e situações específicas de cada norma também são integradas a essa estrutura, sendo inseridas nos capítulos adequados aos temas.

Em qualquer momento que a organização decida pela implementação de uma nova norma de Sistema de Gestão com base na Estrutura de Alto Nível, portanto, ela poderá incluir essas particularidades de maneira organizada, ao mesmo tempo que garante o padrão ISO com um modelo compatível ao conceito de Sistema Integrado.

São novos requisitos e novos conceitos que podem, em um primeiro momento, representar um desafio para as organizações, especialmente quando se trata de uma mudança de cultura em diversos níveis. As mudanças envolvem um enfoque maior, por exemplo, sobre as Partes Interessadas e sobre o papel da alta direção. Ainda assim, seus resultados são positivos e podem ser vistos em curto prazo.  

A coerência entre normas, estabelecida no plano abordado, abre grande vantagem para as empresas, facilita seus processos com clientes e parceiros e agrega valor ao negócio.

Vantagens da implementação da Estrutura de Alto Nível

  • Nível de conhecimento padronizado, a partir de um entendimento único sobre termos técnicos e conteúdos, o que evita e reduz inconsistências e falhas de comunicação.
  • Sistema de Gestão Integrado, facilitando sua manutenção e melhoria contínua.
  • Rápida resposta e otimização de desempenho.
  • Redução de custos, a partir da simplificação dos processos de auditoria e aumento da produtividade.

Desafios da implementação da Estrutura de Alto Nível

  • Mudança de cultura abrangente a todos os níveis da organização.
  • Descrever em cada item, quando necessário, as particularidades de cada norma.
  • Novos treinamentos de equipes.

Normas que já seguem a Estrutura de Alto Nível em suas últimas versões

  • ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade)
  • ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental)
  • ISO 55001:2014 (Sistemas de Gestão de Ativos)
  • ISO /IEC 27001:2013 (Sistemas de Gestão da Segurança da Informação)
  • ISO 45001:2018 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança)

Se você busca consultoria especializada para implementação ou adequação de um Sistema de Gestão na sua empresa, envie uma mensagem para o e-mail: plataformadagestao@gmail.com 📧

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *