Serviços

Consultoria

Para realizar um trabalho de consultoria otimizado, é preciso que o profissional envolvido lance mão de três características relevantes: sua experiência; sua capacidade de ouvir e assimilar informações; e a certeza de que compartilhar conhecimento é fundamental para a obtenção do sucesso.

Ao iniciar esse trabalho, o consultor deve ter clareza sobre a equação que relaciona o objetivo da organização e a real necessidade da mesma, definindo, a partir de então, a melhor maneira de aportar soluções. 

Após esse entendimento, é preciso verificar o conhecimento atual da organização – tendo em vista o objetivo a ser alcançado – para identificar e eliminar o gap entre ele e o conhecimento necessário para implementação das necessidades.

O planejamento de como atingir o objetivo desejado é fundamental para se chegar ao sucesso, assim como também é importante estabelecer uma maneira eficaz para monitorar a condução desse planejamento.

A busca pela melhoria contínua deve ser uma mentalidade adotada por todos os participantes no processo para que eles sejam capazes de, posteriormente, assumir responsabilidades e dar continuidade às novas ações implementadas. Esse é outro ponto crucial do trabalho de consultoria que desenvolvemos de forma integrada para os nossos clientes. 


Auditoria

A atividade de auditoria, assim como a de consultoria, deve ter como principal foco a melhoria dos processos – indo além do registro de Não Conformidades. Ouvir e dar liberdade para que o auditado participe do processo facilita o trabalho de auditoria e torna essa atividade bastante atrativa para a empresa que está sendo auditada.  

Em uma auditoria, deve-se garantir a independência entre o auditor e a área a ser auditada para que não haja conflito de interesses. O auditor deve garantir a confidencialidade das informações obtidas, garantindo que não sejam repassadas a terceiros. Outro ponto importante do processo de auditoria é a necessidade de verificar a efetividade do que foi definido para a realização das atividades e avaliar se elas estão alinhadas com as normas ou regras que tenham sido consideradas.

Ao identificar uma Não Conformidade, o auditor tem como responsabilidade deixar claro para o auditado quais são os pontos não conformes, citando uma descrição clara da Não Conformidade e evidências que comprovam os pontos em desacordo com o que deveria ser realizado. Tudo isso em prol de unir competências e gerar benefícios para toda a organização.

Ao final da auditoria, é elaborado um relatório onde deve-se registrar as situações evidenciadas na auditoria, considerando os pontos positivos e a melhorar, assim como Não Conformidades, se houver. 

Quando todas as Não Conformidades registradas são encerradas com êxito, a atividade de auditoria é concluída.


Treinamentos

Os treinamentos ministrados pelo canal Plataforma da Gestão englobam temas relacionados a Sistemas de Gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e de Segurança & Saúde. 

Com programas feitos sob medida para carreira e especialização nessas áreas, oferecemos uma jornada de capacitação profissional e de conhecimento detalhado das Normas relacionadas à implementação e adequação desses Sistemas. O programa segue com abordagem a Auditorias Internas, Ferramentas da Qualidade, Gestão de Riscos, entre outros. 

Os treinamentos podem ser realizados à distância – com conteúdo 100% online – ou de forma presencial, e incluem eBook complementar e/ou certificado. Além dos cursos individuais, há pacotes exclusivos para empresas ou grupos. 

Nosso programa se desenvolve por meio da partilha de conhecimento e da resolução de gaps identificados para que um determinado processo seja implementado ou adequado a uma nova revisão do processo – seja pelo surgimento de novas Normas, de novas leis, de novos produtos ou de novas tecnologias a serem aplicadas.

O programa combina teoria e técnicas atualizadas para aplicação prática.